A história do Colégio Santíssimo Sacramento em Tubarão, inicia-se em 27 de dezembro de 1966 com as Irmãs Sacramento, Amandina e Helena, vindas do Rio de Janeiro. As religiosas tinham como principal objetivo a fundação de uma instituição de ensino que lecionasse para jovens moças.

       Ao chegarem à região várias pessoas às auxiliaram, podemos destacar Dom Anselmo de Pietrulla, bispo da época e Padre Isidoro, que participaram ativamente, desde a obtenção do terreno até a fundação do colégio em 1969.

    Enquanto aconteciam as negociações para aquisição de um terreno e  implantação do futuro colégio, as irmãs atendiam a Paróquia de Oficinas, dirigiam a Celebração da Eucaristia, a preparação dos coroinhas e prestavam assistência espiritual as diversas associações: Apostolado da Oração, Legião de Maria e Vicentinos. Davam aulas no Seminário e no Colégio Estadual John Kennedy. Organizavam maratonas catequéticas com os jovens.

No dia três de março de 1967 a Madre Superiora autorizou a compra do terreno para a construção do colégio. Na data de 30 de novembro de 1967 o perfeito de Tubarão autorizou a obra e no dia 25 de janeiro de 1968, um ano e um mês após a chegada das Irmãs em Tubarão, sob a responsabilidade do engenheiro Fernando Carneiro deu-se  início a construção do colégio.

A comunidade, sensibilizada com o esforço das Irmãs fazia festas para a arrecadação de donativos.

No mês Julho foi realizada a primeira reunião com os pais das alunas matriculadas. As aulas iniciaram em uma casinha de madeira no dia 17 de agosto de 1968 com 92 alunas.

Em 24 de fevereiro de 1969 as irmãs mudaram para a casa construída nos fundos do colégio.

A capela da escola foi inaugurada no dia 1º de março do mesmo ano, com missa celebrada pelo Padre Isidoro.

Em três de março de 1969, O Colégio Santíssimo Sacramento abriu as portas de sua nova sede, na cidade de Tubarão, Santa Catarina, na Av. Pedro Zappeline, nº 2000, com matrícula de 150 alunas, distribuídas nos períodos matutino e vespertino.

No dia 25 a fundação foi celebrada com uma missa festiva.

Após algum tempo, também foi instalado o curso de alfabetização noturno e o jardim de infância foi criado a partir de um convênio firmado entre a prefeitura de Tubarão e o colégio. Em 1970 foram matriculados 250 alunos no primário, 150 no ginásio  e 72 no curso noturno.

O objetivo das Irmãs era educar a infância e juventude no conhecimento e vivência cristã conforme os ensinamentos de sua fundadora Maria Emília Riquelme e Zayas. Assim, venceram distância, superaram obstáculos e conquistaram vitórias. O Colégio foi muito bem recebido pelas famílias.

A Pedagogia de Maria Emília – fundadora da ordem do Santíssimo Sacramento – é assimilada e vivida pelos professores que ali encontram a bússola que norteia a sublime missão de educar.

Maria Emília sempre em sua caminhada distinguiu-se pela justiça, a partilha e pelo amor entre os irmãos. O espírito de família é a grande marca de sua entidade, deixando para suas seguidoras este precioso legado.

Baseado nesses valores o colégio cresceu rapidamente, os métodos e técnicas usados pelos professores, acompanhando as transformações da sociedade agradaram os pais.

Hoje o Colégio Santíssimo Sacramento oferece Educação Infantil e Ensino Fundamental.