PROGRAMA BILÍNGUE
Quanto mais cedo o acesso ao universo bilíngue, mais cedo a criança ampliará seu repertório cultural e desenvolverá competências para se comunicar em diferentes formas, desenvolvendo empatia, cidadania e pensamento crítico para resolução de problemas. Por isso, desde os 3 anos o aluno do Santíssimo faz a experiência de imersão na língua inglesa com contato diário com a língua em diferentes situações do cotidiano. Não são apenas aulas em inglês, mas é oferecido vivências no segundo idioma.
Todo o programa foi planejado por meio de um currículo estruturado nas quatro habilidades linguísticas do idioma: listening (ouvir), speaking (falar), reading (ler) e writing (escrever), respeitando não somente a faixa etária das crianças, mas também a sua maturidade cognitiva.
No Bilíngue, os alunos aprendem inglês em inglês e às aulas são inseridos diversos temas. As competências e habilidades são trabalhadas de forma lúdica e dinâmica, principalmente utilizando o Lego Education.
CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL
A partir do segundo ano de parceria com a International School, os alunos poderão optar por prestar os exames de certificação Cambridge Assessment English. As certificações se propõem a validar o processo de aprendizado da língua inglesa. Além disso, o resultado dos exames propicia ao estudante um senso de progresso contínuo, uma vez que são elaborados de forma adequada para cada faixa etária.
PASTORAL
No Santíssimo os alunos são orientados a desenvolverem a Inteligência Espiritual, que infelizmente não é tão falada socialmente, porém faz toda diferença no mundo atual. Pessoas que desenvolvem uma inteligência espiritual sentem-se preparadas para enfrentarem todas as adversidades da vida com resiliência e renovação. Reconhecem-se frágeis mas nunca fracos, porque aprendem a reconhecer que são seres dependentes de um ser supremo que guia e alimenta nossa alma para tomar nossa vida e dar novo sentido sempre que necessário. Esse processo é desenvolvido nas aulas de Ensino Religioso, nos momentos orantes antes de iniciar as aulas, nos momentos celebrativos da fé, no clubinho Maria Emília, nos encontros de formação, na relação com as irmãs e na condução das soluções dos conflitos que surgem no cotidiano escolar. (colocar fotos de celebrações e vídeo de alguma criança falando sobre a importância de rezar desde pequenos)
ESPORTES
As atividades esportivas são desenvolvidas dentro da matriz curricular desde os 6 anos, mas além das aulas do currículo, o aluno do Santíssimo pode se tornar um grande atleta nas aulas que recebem gratuitamente toda semana, com foco no desempenho físico e rendimento esportivo. As modalidades esportivas: vôlei, basquete, futsal, handebol, atletismo e salto são ensinadas por técnicos preparados e motivados que levam nossos alunos a serem medalhistas todos os anos nos jogos esportivos da região.
DANÇA
Entendemos que a dança traz inúmeros ganhos na vida de uma pessoa. Para crianças, além de favorecer o movimento psicomotor, trabalha a expressão, o equilíbrio, a harmonia, a socialização, a liberdade. Por isso, a dança no Santíssimo é curricular para alunos do Infantil 1 ao 1º ano do Ens. Fundamental. O curso de Dança moderna é oferecido para crianças do Santíssimo Integral e demais séries no turno oposto, sem custo adicional para a família.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Toda alimentação dos estudantes é produzida e comercializada pela Rede Lanchar. Com cardápio aprovado por nutricionista, a empresa presa por uma alimentação saudável, atendimento especial, diversificado e altamente tecnológico. Os responsáveis resolvem todos os pedidos sem precisar sair de casa; todo atendimento pode ser feito virtualmente até mesmo a escolha do que o filho pode se alimentar.
EDUCAÇÃO EMOCIONAL / PROJETO DE VIDA
A Metodologia OPEE é um programa em parceria com a FTD Educação que agrega valor à nossa prática de aprendizagem integral. Participam do programa, uma vez por semana, os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. A metodologia OPEE contribui para o desenvolvimento do autoconhecimento, da inteligência emocional, da educação financeira com vistas à sustentabilidade, das escolhas profissionais, dos métodos de ensino, da visão ampla do mercado de trabalho e dos processos seletivos. Trata-se de um “combo” de pilares que levam à possibilidade da formação de um aluno que entende melhor de si (e, consequentemente, tende a respeitar mais os outros), exercita o autocontrole e as habilidades socioemocionais, faz escolhas mais assertivas, diferencia o desejo da necessidade e o consumo do consumismo, constrói disciplina e amplia a visão sobre as possibilidades de trabalho com atitude empreendedora.