Rede Educamissami

parallax background

O QUE É A REDE EDUCAMISSAMI ?

A Rede Educamissami é uma rede formada pelos 10 centros educativos presentes em diversos países das Missionárias do Santíssimo Sacramento e Maria Imaculada. Articula o processo educacional direcionando a missão e proposta pedagógica dos colégios. Também promove intercâmbio cultural entre alunos do Brasil e do colégio de Madrid/Espanha.

A FUNDADORA DA CONGREGAÇÃO

Maria Emilia Riquelme y Zayas Filha de pais piedosos, Joaquim Riquelme y Gómez e María Emilia Zayas de la Vega. Ela recebeu uma boa educação, estudando pintura, canto, piano e línguas. Aos 7 anos, Emilia teve uma visão da Virgem Maria com o Menino Jesus no colo; fez voto de dedicação a Deus e consagrou-se a Nossa Senhora. A mãe de Emília morreu quando ela tinha apenas 7 anos. De família aristocrata, Maria Emilia crescia sendo inserida numa sociedade de luxo e festas, porém isso não lhe encantava. Todo o dinheiro que recebia, doava às moças pobres para mantê-las longe de uma vida de prostituição e aos rapazes que sentiam o chamado ao sacerdócio.


Quando seu pai morreu em 1885, Maria Emilia tentou entrar na vida religiosa, mas por problemas de saúde foi forçada a desistir. Decidiu pedir autorização ao bispo para construir uma capela em sua casa e colocar Jesus Sacramentado. Após a autorização concedia ela passou a adorar Jesus dia e noite e ajudava os pobres. Seu trabalho e piedade pessoal atraiu outras mulheres de pensamento semelhante. Maria Emília foi aos poucos percebendo a ação do Espírito Santo e com o grupo de mulheres que, com ela, adorava o Senhor, inicia a nova congregação das Missionárias do Santíssimo Sacramento e Maria Imaculada, dia 25 de março de 1896: “Pude seguir o impulso divino... desprezando meu pobre nada em Deus que sempre foi o meu tudo”. “Doçura e caridade, imolação voluntária e alegre para glória


SERVIÇO SOCIAL

A Rede Educamissami traz como princípio acolher, assistir e solidarizar-se com pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social. Por isso as ações sociais são uma constante em nossa prática. A rede atende mais de 500 crianças e adolescentes com ensino de qualidade e alimentação diária nos centros sociais nas cidades de Salvador, Alagoinhas e Boquira.

BOLSAS DE ESTUDOS

Além dos centros sociais da rede o Colégio Santíssimo Sacramento, oferece Bolsas de Estudo conforme vagas disponíveis por etapa de ensino dentro do período letivo e que se enquadrem nos critérios estabelecidos nas seguintes legislações:

– Lei N° 12.101/2009;
– Decreto Nº 8.242/2014;
– Portaria Normativa Nº 15/2017 – MEC;

Todo processo de bolsa é acompanhado por uma Assistente Social.

COLÉGIOS DA REDE

Brasil:

Colégio Santíssimo Sacramento de Alagoinhas-Ba.

Site: www.colegiosantissimo.com.br

Colégio Nossa Senhora da Conceição em Salvador

Site: www.cnscsalvador.com.br

Faculdade Santíssimo Sacramento (Alagoinhas-Ba).

Site: www.fsssacramento.br

Colômbia:

Colégio Emilia Riquelme em Medellin

Site: www.colegioemiliariquelme.com


Bolívia:

Colégio Maria Imaculada em La Paz

Site: 181.188.168.210

Estados Unidos:

Mary Imaculate Day Care Center (Bridgeport,USA)

Site: www.merdaycare.com/our-history/


Espanha:

Madrid Colégio Santisimo Sacramento

Site: www.colegiosantisimosacramento.com

Pamplona:

Colégio Santisimo Sacramento

Site: www.santisimosacramento.com

Matricule-se