Quem Somos ?

parallax background

NOSSA HISTÓRIA

COMO COMEÇOU

O Colégio Santíssimo Sacramento, foi inaugurado em 01 de março de 1969, no bairro de Oficinas, na cidade de Tubarão e mantido pela Associação Educativa e Cultural Maria Emilia. É parte de um Projeto Educativo iniciado por Maria Emilia Riquelme y Zayas, na Espanha, hoje presente em 10 países, estruturado pela Rede Educamissami. Trata-se de uma Instituição Cristã Católica, que propõe o caminho do amor e do diálogo entre as pessoas e a construção do que Ele chamou de Reino de Deus, e que se assenta na paz, no encontro e no respeito profundo ao diferente e às diferentes culturas. A pedagogia do Santíssimo procura contemplar a pessoa humana de maneira integral e interromper o ciclo da insensibilidade proveniente do egoísmo, evidenciando a solidariedade como uma forma de combatê-lo. As missionárias, oriundas da Espanha, desembarcaram em terras brasileiras no ano 1934.

  • Área externa da escola em 2015

Impulsionadas pelo carisma de sua fundadora Maria Emilia Riquelme, que se sentia chamada por Deus, para tornar Jesus conhecido, amado e adorado através da educação de crianças, jovens e adultos, na evangelização e culto a Maria sob o título de Imaculada Conceição. Depois de 35 anos fundam o Colégio Santíssimo Sacramento num bairro de operários, próximo à Ferrovia Tereza Cristina na cidade de Tubarão, Santa Catarina. No início do século XX a sede da Ferrovia foi transferida de Imbituba para a região, e devido às oficinas dos trens, o bairro recebeu o nome de Oficinas. Nas primeiras décadas o bairro recebeu mais de 1000 ferroviários surgindo a necessidade da construção de uma vila para os mesmos.

No final da década de 60 o bispo Dom Anselmo de Pietrulla ver a necessidade de implantar no bairro uma educação de qualidade com os princípios cristãos. Em contato com um bispo da diocese de Caetité, na Bahia, soube da existência das Missionárias do Santíssimo Sacramento e Maria Imaculada(MISSAMI), cujo carisma também contempla a Educação formal e com experiência de outras fundações de colégios na Bahia, convida a congregação para assumir essa missão na Paróquia de Oficinas. Prontamente Madre Amada Arderiu aceitou a proposta enviando Ir. Sacramento Pimenta, Ir. Divino Coração, Ir. Amandina e Ir. Helena para formarem a primeira comunidade das MISSAMI no Sul do Brasil. Hoje, o Colégio Santíssimo Sacramento, continua administrado pelas Missionárias, representadas pela Diretora Irmã Jociana Silva e uma equipe gestora de irmãs e coordenadoras pedagógicas. O estabelecimento atende alunos de 4 meses a 15 anos.

MISSÃO E VALORES DO SANTÍSSIMO

MISSÃO

PRINCÍPIOS E VALORES

Sinais-princípios-valores capazes de transformar a pessoa humana, a sociedade em que vive e o planeta que a hospeda:

  • AMOR
  • SOLIDARIEDADE
  • HUMILDADE
  • ACOLHIMENTO
  • TOLERÂNCIA
  • PARTILHA
  • ESPIRITUALIDADE

HINO DO SANTÍSSIMO

Dê play na música que aparece no canto inferior esquerdo da sua tela e acompanhe a
letra do hino ao lado

Ó Colégio amigo eterno, transformaste em luz meu viver. A verdade é o tesouro mais terno, que enriquece a luz do saber.

Refrão: Eis a nossa missão, eis o nosso ideal: “De servir e educar”. Ensinar os valores, caminhos de luz, para o mundo transformar.

As lições que aprendi em tua escola, são valores de um mundo ideal. Que vividos escrevem na história, tua presença de amor sem igual.

Ó Colégio espaço fraterno, de alegria, de amor e de paz. Os Amigos, irmãs, professores, vão comigo, jamais vão passar.

Ó Colégio semblante da fé, onde posso com Deus me encontrar. com Maria Emilia Riquelme, vamos todos Jesus celebrar.

Somos hoje uma grande família, com o desejo de bem educar. Sejas tu, Santíssimo Sacramento, uma história de amor e de paz.

Matricule-se